Historia de Final Fantasy XIII
Cerca de 1.300 anos atrás a humanidade do planeta Pulse vivia em meio ao terror e à escuridão, governados por seres mecânicos chamados de fal’Cie que foram criados à partir de cristais por um ser denominado Marcador e imbuídos de poder divino.
Um grupo destes fal’Cie, desejando dar à população um ambiente de paz e prosperidade, criou um mundo artificial suspenso no céu de Pulse - uma espécie de colônia espacial - denominada Cocoon. Milhares de habitantes foram transferidos para o paraíso tecnológico, sob o comando do fal’Cie Orphan (Órfão).
Os fal’Cie de Pulse e de Cocoon entraram em disputa pelo controle da colonia, no que foi chamado Guerra das Transgressões, vencida por Coocon. Os fal’Cie de Pulse permaneceram adormecidos nos próximos 13 séculos e Coocon floresceu sob o governo de seus benevolentes fal’Cies.
Nos dias atuais a maioria dos habitantes de Coocon nem mesmo conhece Pulse, apesar de perdurar o temor de uma nova invasão vinda do planeta amaldiçoado. Todos os que entram em contato com Pulse são exilados para lá por determinação do governo local, o Sanctum, através da força policial PSICOM.
Os fal'Cies de Pulse são despertados por um fal’Cie traidor, o que provoca aumento significativo no expurgo dos habitantes de Coocon para Pulse e o governo outrora benevolente do Sanctum se transforma em ditadura na tentativa de restabelecer a segurança da colônia.
Um grupo de habitantes denominado NORA (acrônimo para "sem regras, sem leis, sem governo") reúne-se para liderar a resistência ao expurgo e combater o Sanctum, enfrentando os Psicoms.
Algumas pessoas são escolhidos pelos fal’Cie para desempenharem uma tarefa e podem ser reconhecidos pela marca característica que estará em alguma parte de seu corpo. Eles são denominados l’Cie e não sabem qual a missão que devem cumprir, embora exista um prazo para que seja concluída.
Os l’Cies ganham o poder de invocar os poderosos seres divinos conhecidos como summons, entretanto, ser marcado é considerado uma maldição, porque aquele que não cumprir a tarefa dentro do prazo ou morrer sem que seja concluída, será transformado em um monstro chamado de Corpse Cie.
Concluir a tarefa não resulta em melhor destino: os l’Cies são transformados em cristais.
Além do destino cruel os l’Cies são considerados como inimigos e traidores de Cocoon, pois a maior parte deles foi marcada pelos ambiciosos fal’Cie de Pulse e as missões têm por objetivo ajudá-los na derrota dos l’Cies de Coocon. Todos os personagens jogáveis de Final Fantasy XIII são l’Cie.
Mas... Esta a verdade historia de Final fantasy XIII que se descobre durante o jogo
(contem Spoler)
Tudo começa com um ser chamado The Maker, que criou tudo: Pulse, os humanos e os fal’Cie, assim como Deus criou a Terra e a nós. Depois de tudo criado, partiu com destino ignorado e nunca mais retornou.
Os fal’Cie, seres elementais criados à partir e em torno de um cristal que reside dentro deles, são instrumentos que The Maker deixou aos humanos para ajudar na concretização da existência. Eles são ao mesmo tempo superiores e inferiores aos humanos.
Como possuem poderes mágicos, são vistos praticamente como Deuses pelos humanos, mas na realidade têm vida bastante limitada, sem a existência própria e independente dos humanos, existindo apenas para cumprir um foco predeterminado que normalmente serve aos interesses dos humanos e não aos deles. Orphan, por exemplo, é um fal’Cie cujo foco é ser a energia vital de Coocon, como nosso sol.
Eles não podiam desviar-se de seus focos, mas encontraram uma forma meio parasita de agir através dos humanos, marcando magicamente alguns deles como l’Cie e designando-lhes tarefas a serem cumpridas.
Um humano marcado como l’Cie não tinha opção exceto cumprir seu foco, transformando-se depois em cristal. Se não cumprisse, se fracassasse, seria transformado em um monstro Cieth e se morresse antes de cumprir, em uma l’Cie Stone.
Alguns fal'Cies começaram a acalentar o desejo de reencontrar com o criador, talvez para questionar esta forma existencial limitada ou talvez com o intuito de a modificar. Nesta fantasia, acreditavam que a única forma de fazê-lo retornar seria destruição do mundo e das pessoas que ele tinha criado. Achavam que ele voltaria para refazer o trabalho, se destruíssem os humanos.
Com esta idéia em mente, arquitetaram o plano de criar Coocon, um mundo pequeno para onde levariam os humanos e que depois seria destruído com a grande maioria da população.
Uma vez criado Coocon e com os humanos transferidos para lá os fal’Cie simularam uma disputa de poder entre si, entre os fal’Cies de Pulse e os de Coocon, para promoverem esta destruição com a ajuda de humanos e l'Cies.
Escolheram duas humanas para encarnarem o Ragnarok, a destruição, que se daria através do rompimento da camada protetora de Coocon, essencial para o pequeno mundo.
Estas duas humanas eram Vanille e Fang, originarias da cidade de Oerba, em Pulse.
Ocorre que Vanille recusou-se a encarnar Ragnarok e Fang sozinha não teve força suficiente para quebrar toda a proteção de Coocon, provocando uma rachadura. Os humanos conseguem detê-la e também capturam a fal’Cie Ânima, levando-a para Coocon.
Esta fal’Cie era uma espécie de protetora da vida em Pulse e sem ela, o equilíbrio entre a vida animal e humana desaparece e as feras predominam tornando a vida inviável. Todos os humanos remanescentes são transferidos para Coocon e cria-se uma espécie de paranóia dos humanos de Coocon com relação à tudo que venha de Pulse.
Falhando em seu objetivo de destruição total, os fal’Cies transformam Vanille e Fang em cristais e as mantém adormecidas, enquanto aguardam uma nova oportunidade.
500 anos se passam e os fal’Cies decidem tentar novamente. Vanille e Fang despertam. Estranhamente Fang perde a memória, enquanto que Vanille recorda-se de tudo. O foco delas, que é a destruição de Coocon é reativado e 4 humanos são marcados para destruir Orphan: Lightning, Snow, Hope e Sahz.
Sendo Orphan a fonte de energia que mantém Coocon suspenso no céu, se for morto, Coocon despenca, sendo destruído, de forma que o foco de todos acaba sendo o mesmo. Os fal’Cies instalam um clima de terror trazendo de volta a disputa fictícia entre fal’Cies de Pulse x fal’Cies de Coocon, que na realidade não existe.
Todos os humanos marcados por fal’cies de Pulse são expurgados para aquele planeta e o clima em Coocon é de guerra civil, com alguns humanos rebelando-se contra o governo do Sanctum, comandado por Barthandelus, que finge ser humano, mas na realidade é um fal’Cie com o objetivo de concretizar a destruição de Coocon.
Lightning, Snow, Sahz e Hope decidem que não cumprirão seu foco e ao contrário, salvarão Coocon. Vanille sabe desde o início que seu foco é a destruição de Coocon e não contou a Fang (e nem aos outros) sobre o passado de ambas, para que não tivessem que transformar-se no animal Ragnarok, mas Fang recorda-se aos poucos e a confronta. Vanille então conta a verdade e elas concordam em não se transformar novamente.
Acreditando que Orphan é um traidor de Coocon, os 6 personagens chegam a Orphan Cradle’s buscando sua morte. Tanto Barthandelus quanto Orphan sabiam que teriam que morrer para que a destruição acontecesse e conduziram os personagens a este objetivo. Com a recusa dos personagens de efetuar seu foco, Barthandelus decide matar todos e aguardar por novos l’Cies.
Entretanto, os personagens é que matam Barthandelus que, ao cair no poço, funde-se a Orphan, que também quer ser destruído, mas a equipe descobre através de Vanille que com sua morte, Coocon perderia sua sustentação e recusam-se a matá-lo, sendo transformados em Cieths, como todos os l’Cies quando falham em suas missões. Exceto Fang e Vanille, porque a missão delas é diferente, sendo a destruição de Coocon e não de Orphan, especificamente.
Neste momento o The Maker intervém, retornando os personagens aos seus formatos humanos e dando-lhes um novo foco que é a restauração da vida em Coocon. Enquanto isto, Orphan tortura Fang para despertar a fera Ragnarok nela. Vanille a incita a não assumir a fera, mas Fang cede, apesar de transformar-se fracamente.
A equipe decide matar Orphan para interromper a tortura de Fang, sinalizando a destruição de Coocon e evitando o mal maior que é o Ragnarok.
Com a morte de Orphan, entretanto, acaba-se a fonte de sustentação de Coocon e vendo-o na eminência de despencar, Fang e Vanille transformam-se em Ragnarok para salvá-lo. A partir de um vulcão adormecido em Pulse criam uma coluna de lava que chega até Pulse e, resfriada e endurecida como cristal, torna-se a nova forma de sustentação de Coocon.
Elas sacrificam-se com este ato, ficando presas na base da coluna e transformadas em cristais para sempre, mas Coocon está seguro com o que fizeram.
A vida retorna ao normal, com todos os sinais l'Cie desaparecendo e as pessoas transformadas em Cristais retornando, como Serah e o filhinho de Sahz. Apesar de toda a felicidade aparente, este é talvez o momento mais triste do jogo, quando todos, exceto as duas retornam.
Ficou demais,super completo
ResponderExcluirnossa a historia do jogo ficou meio vaga para mim quando eu estava jogando, mas apos ler umas 2 vezes o texto eu posso dizer que finalmente entendi o final fantasy XIII, muito obrigado
ResponderExcluirJá tinha visto um resumo, mas não tão bom quanto este.
ResponderExcluirTinha ficado com algumas dúvidas, mas com o seu entendi tudo perfeitamente.
Sei que a história do FFXIII pode não ser a melhor de todas, mas por algum motivo gosto muito dela. Enfim, muito obrigado.
Cara, valeu mesmo, tu conseguiu me sanar uma dúvida que tava me matando: O motivo da turma matar Orphan sendo que esse era o desejo dos Fal'cie. Enfim, como tu mesmo disse, era para proteger Fang. Obrigado mesmo, me ajudou a sanar essa dúvida tenebrosa.
ResponderExcluirMuito bom, um dos melhores resumos que já vi
ResponderExcluirMuito bom, um dos melhores resumos que já vi
ResponderExcluirParabéns pelo seu trabalho em resumir a história do jogo.
ResponderExcluirGente alguem me diz qual era o foco da serah e qual motivo levou a ela a cê tornar cristal se ela completo ou não o seu foco e alguém me diz pq no ff xiii 2 a serah tem visões do futuro como a yuel e pq ela morre nesse jogo
ResponderExcluirQual era o foco da serah nesse jogo do ff xiii e pq no ff xiii 2 ela tem visões do futuro e pq ela morre
ResponderExcluirQual era o foco da serah nesse jogo do ff xiii e pq no ff xiii 2 ela tem visões do futuro e pq ela morre
ResponderExcluirGente alguem me diz qual era o foco da serah e qual motivo levou a ela a cê tornar cristal se ela completo ou não o seu foco e alguém me diz pq no ff xiii 2 a serah tem visões do futuro como a yuel e pq ela morre nesse jogo
ResponderExcluirO foco da Serah era reunir mais humanos nonPulse Vestige para se tornarem I'cie para aí então terem o foco de destruir Orphan, Barthendelus tinha explicado o foco da Serah no próprio jogo.
ExcluirO foco da Serah era reunir mais humanos nonPulse Vestige para se tornarem I'cie para aí então terem o foco de destruir Orphan, Barthendelus tinha explicado o foco da Serah no próprio jogo.
ExcluirSó uma coisa para se corrigir, quem criou Cocoon não foram os Fal'Cie, quem criou foi a deuza Lindzei
ResponderExcluirSó uma coisa para se corrigir, quem criou Cocoon não foram os Fal'Cie, quem criou foi a deuza Lindzei
ResponderExcluirVlw mesmo irmão. Mto bom resumo é parabéns.
ResponderExcluirVlw mesmo irmão. Mto bom resumo é parabéns.
ResponderExcluirmto bom esse resumo
ResponderExcluirMuito bom esse resumo vlw
ResponderExcluirParabéns, ainda hoje é dificil achar um texto tão resumido mas que deixa tudo claro pra qualquer um.
ResponderExcluir